Artigos

Criação de identidade das marcas nas Mídias Sociais
Por Vera Lúcia Vieira

Como se dá a criação da identidade de uma marca nas mídias sociais?

Quando uma empresa está presente nas mídias sociais e planeja de forma cuidadosa a manutenção do seu relacionamento com os consumidores através de publicações diárias, semanais, etc. de conteúdos consistentes e interessantes para seu público ela está propiciando um incremento nos fatores que irão determinar uma maior valorização de suas marcas. Ou seja, a empresa consegue fazer com que os consumidores tenham mais familiaridade com a marca e com os produtos que representam. Depois, elas conseguem com isso trazer mais substância (os consumidores consideram as marcas conhecidas mais importantes) transmitindo a ideia de que se outros consumidores e usuários conhecidos ou amigos tiveram uma experiência positiva com a marca a ponto de aderir ao perfil como seguidor, naturalmente a marca valeria à pena ser seguida e admirada, ou seja, ser levada em consideração. Conquistam assim a tríade de fatores mais cobiçados pelas marcas mais valiosas do mundo: familiaridade, substância e consideração. São esses os fatores que contam verdadeiramente para uma marca ser mais ou menos lembrada no famoso "Top of Mind", prêmio anualmente apurado pelo IPESO.

Vale ressaltar que, em tempos de internet, a construção da identidade das marcas e a busca pela adesão dos consumidores nas redes sociais passam por critérios não lineares e nem sempre tão objetivos. Ou seja, resultam muito mais das vivências, experiências pessoais e das comunidades de forma diferente e especial frente a quaisquer outras lógicas ou determinações diretas da sociedade. Nesse espaço das mídias sociais, para uma empresa conseguir se destacar ela precisará, antes de tudo, respeitar essas características tão especiais do ciberespaço proporcionando aos seus seguidores experiências interessantes e, sobretudo, respeitar o desejo do ser humano de ter seus gostos, preferências e desejos considerados de forma única e especial. Só assim cada marca conseguirá ter uma identidade especial e ser admirada dentro e fora das redes sociais. Vale notar que num estudo recente que fizemos pela Customer Sat Consultoria, as 10 maiores marcas do Brasil que ganharam o "Top of Mind" não eram as mesmas que lideravam dentro da Rede Social Facebook em número de fãs. Por que tal fenômeno ocorre? É simples: a lógica das redes sociais é diferente da lógica do mercado.

Se as empresas desejarem levar para as mídias sociais os mesmos critérios lógicos, financeiros e derivados de uma luta agressiva pela conquista de consumidores que impera no mercado, só conseguirão assustar e afastar seus novos "consumidores sociais" que ali estão, vale lembrar, em busca principalmente de lazer e leveza nas relações. Eles querem sobretudo interação mas sem invasão. Distração com informação e por aí afora.

Sabemos que a consolidação de todos os relacionamentos se dá a partir da chamada "intimidade". Ora, como a empresa pode ter intimidade ou aproximar-se do seu consumidor se não visitar seu perfil, se não realizar interações e se não publicar conteúdos de interesse genuíno para seu público? Será que as empresas estão conseguindo ser totalmente "autônomas" e criar identidades legitimadoras de suas marcas no relacionamento com seus consumidores nas redes sociais ou estarão elas simplesmente delegando isso a agências e empresas terceirizadas que nem sempre espelham a cultura e identidade das suas marcas? Estarão as empresas respeitando as peculiaridades da comunicação dessa nova mídia nas suas interações com os usuários e novos consumidores sociais? Vale à pena refletir sobre todas estas questões. Até porque o mercado é rápido em respondê-las prontamente no ponto de venda.

Sobre a autora:

Vera Lucia Vieira é formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM SP) e é mestra em Comunicação Contemporânea pela Faculdade Cásper Líbero. Ministra aulas na FGV, Anhembi Morumbi, FAAP, Unisa, entre outras, além de cursos e treinamentos de comunicação com o consumidor em todo o Brasil e exterior. Possui especialização em direito do consumidor no "Centre de Droit de la Consommation de Louvain-la-Neuve", na Bélgica, além de cursos na Alemanha, França, Grécia, Austria e Inglaterra. Profissional com 18 anos de experiência em multinacionais, é sócia-diretora da Customer Sat Consultoria e Treinamento (www.customersat.com.br), empresa especializada em consultoria de atendimento ao cliente, relacionamento, televendas e serviços. Autora do Livro lançado na Bienal do Livro de SP em agosto/14 sobre "As Empresas nas Mídias Sociais. Estudo de Caso de 10 empresas com os maiores fan pages no Facebook" pela All Print Editora. Ministra palestras, treinamentos e já atendeu mais de 300 empresas.

Vídeo

Assista à entrevista concedida à TV Call Center

Newsletter

Assine nossa newsletter para receber atualizações de cursos e eventos.
Nome 
E-mail
Receber e-mail?
receber não receber

 

Fale Conosco

Telefones
(11) 5561-2256 | 5185-2799
Endereços
Rua Áurea Batista dos Santos, 840 – Morumbi – SP – CEP 05623-000
Av. Portugal, 64, conj. 01 - Jd. São Luiz, Santana de Parnaíba, SP – CEP 06502-370
Skype
vera.vieira.sp